Galinha muda de sexo e vira galo

Posted on 4/03/2011 by UNITED PHOTO PRESS

A mãe natureza é realmente fascinante, mas nem sempre estamos preparados para tudo o que ela nos oferece. Que o diga um casal do Reino Unido, que viu a sua galinha “Gertie” transformar-se no galo “Bertie“.

O casal, de idade já avançada, Jeanette e Jim Howard, não conseguiu esconder o espanto quando a sua Gertie, uma das duas galinhas que o casal possui, começou a desenvolver algumas características típicas de um galo. Por altura do Inverno, Gertie começou a pôr menos ovos, ganhou mais penas e ficou mais encorpada.

Como o animal manteve uma aparência saudável Jeanette não se mostrou muito preocupada, até ao momento que a galinha começou a tentar cantar e ganhou um papo e uma crista.

“Alguns dias depois ouvi-a a tentar cantar. No início não conseguia muito bem, mas agora canta muito bem”, disse.

Jeanette revelou que ainda não tem a certeza se Gertie realmente mudou de sexo, mas “para todos os efeitos, ela agora é um galo”, rebaptizado Bertie.

Este não é um fenómeno inédito na natureza. Segundo especialistas as mudanças aparentes de sexo nas galinhas não são totalmente incomuns, havendo registo de o facto ocorrer em uma em cada 10 mil aves femininas.